fbpx

Notícias

INP Módulos realiza ação de conscientização sobre Novembro Azul


 
O Novembro Azul é uma campanha mundial que tem como objetivo alertar a população masculina sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças mais prevalentes, como as doenças cardiovasculares. O mês de novembro foi o escolhido, pois no dia 17 de novembro celebra-se o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), a doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros, as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como: pai, irmão ou filho.

E para combater a desinformação e incentivar os seus colaboradores, a INP Módulos realizou uma ação para mostrar e divulgar a importância da realização de exames anuais, para a prevenção de doenças. De acordo com Mauro Marques, Diretor Industrial da INP Módulos, 80% dos colaboradores da empresa são homens e por isso a Campanha Novembro Azul é de grande importância e não poderia passar em branco.

“A INP Módulos tem uma grande preocupação em relação ao bem estar e a saúde de seus colaboradores, por isso não poderíamos deixar de realizar ações com o objetivo de informar e conscientizar cada vez mais os nossos colaboradores sobre a importância da prevenção do câncer de próstata e de tantas outras doenças que acometem nós homens”, conta.

Ainda de acordo com Mauro a Campanha Novembro Azul é muito importante, pois ainda é necessário quebrar tabus sobre o tema, “uma vez que o câncer de próstata é sempre tratado com muito preconceito pelos homens, principalmente em razão da realização do exame clínico, muitos preferem não procurar o urologista, fazendo com que o diagnóstico seja realizado tardiamente, e por isso vemos a necessidade de combater a desinformação, pois a única forma de garantir a cura do câncer de próstata é através do diagnóstico precoce!”, completa.


PREVENÇÃO:

O Instituto Nacional de Câncer (INCA), informa que mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA. Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal.

Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.

A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença intervindo se houver progressão da mesma.

Aproveite a campanha e informe-se!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?